☯ WUSHU MODERNO

 

BREVE HISTÓRICO:

 

O Wushu moderno ou contemporâneo foi desenvolvido na década de 1950 quando Mao Tse Tung instituiu que as formas tradicionais deveriam servir de base para criação de um novo esporte para a sociedade socialista que estava em formação na china na época.

 

A prática do wushu se estende desde épocas remotas em que o povo chinês utilizava-se das artes marciais para proteção, disputas territoriais manutenção da Saúde e entretenimento até hoje. O wushu esteve presente nas várias dinastias que assumiram o poder na China. Na dinastia Quin e Han havia uma prática de dança muito similar às rotinas de exercícios de hoje utilizando-se de espadas, facão e outros para compor os movimentos. Na dinastia Tang e Sung foram introduzidas as primeiras regras simples de competição. Nas dinastias ming e quin o wushu deu um grande salto em seu desenvolvimento, com o surgimento de várias escolas pela China.

 

Em 1928 o governo chinês fundou o instituto central de wushu em Nan jing incentivando a criação de institutos locais em províncias, cidades e condados chineses. Após a fundação do Instituto central foram realizados dois festivais de wushu (1928 e 1932) que ajudaram a divulgar o esporte na comunidade chinesa, além disso, em 1936 uma delegação de wushu foi organizada para visitar e divulgar o esporte no sudeste da Ásia, neste mesmo ano nove membros da delegação de wushu chinês realizou uma demonstração do desporto nos XI jogos Olímpicos que aconteceu em Berlim.

 

No inicio de 1950 vários mestres de estilos de wushu tradicional se reuniram com o objetivo de revisar os estilos tradicionais e moldar o wushu contemporâneo com base nos mesmos. O wushu moderno foi desenvolvido sem enfatizar o combate direto, mas focar o esporte na execução das formas coreográficas (Tao Lu) para manutenção da saúde, exercício físico e desenvolvimento atlético, no entanto é imprescindível que o praticante de wushu moderno mantenha o espírito marcial característico das artes marciais chinesas. O ano de 1953 foi muito importante também para a divulgação do novo esporte, desta vez o wushu esteve na maioria das competições em um evento realizado em Tianjin, também o wushu entrou como curso formal nas instituições locais de esporte e departamentos de educação física. Três anos depois (1956) foi criada a Associação Chinesa de wushu em Beijin tornando as competições de wushu eventos oficiais. Em 1958 foram compiladas as primeiras regras de competição de wushu através da comissão de cultura física e esportes do Estado.

 

Modalidades como chang quan (punho longo), dao shu (arte do facão), Quiang shu (arte da lança), Jian shu (arte da espada), Gun shu (arte do bastão) e o Tai chi chuan simplificado foram publicadas simultaneamente, assim como seus níveis para iniciante, intermediário e avançado (Zhuhe, Jishu, Chuji respectivamente) o que contribuiu bastante para que o wushu fosse popularizado. Em 1982 aconteceu a primeira conferencia nacional de wushu que traçou as primeiras políticas para o desenvolvimento do wushu moderno.

 

Uma grande rede de formação e desenvolvimento do wushu moderno foi montada, escolas incluíram o mesmo em sua grade de ensino voltada para educação física, o mestrado para wushu moderno foi aprovado pelo governo, escavações arqueológicas ajudaram a resgatar o legado cultural e esclarecer sobre a origem do wushu contribuindo ainda mais para que o esporte seja valorizado como cultura nacional da china.

 

BENEFÍCIOS:

 

A arte do wushu moderno tem como benefício a flexibilidade, alongamento, agilidade, força equilíbrio entre outros.